top of page

O que faz o especialista em medicina hospitalar?

  • SOBRAMH
  • 27 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

O que faz o especialista em medicina hospitalar?

Área de atuação do médico especialista em clínica médica, a medicina hospitalar é uma das “subespecialidades” que mais crescerão no próximo ano, pois busca a qualidade de atendimento frente a necessidade de otimização de despesas e recursos para a atenção global do paciente hospitalizado.

Médico Hospitalista: cuidados no atendimento integral ao paciente hospitalizado e na melhoria da gestão da saúde

Especialidade médica de crescimento mais rápido na história dos EUA, a Medicina Hospitalar vive no Brasil momento de consolidação da importância da atuação profissional nos centros de saúde. Gestões públicas e filantrópicas e até mesmo hospitais privados crescem, melhoram a gestão e otimizam o fluxo assistencial sob a responsabilidade de hospitalistas.

Médicos cujo foco profissional primário é cuidado clínico integral de pacientes hospitalizados, a maior parte dos hospitalistas são profissionais que complementaram seu treinamento na residência de Clínica Médica. Vencer a comparação com o clínico geral, comumente o médico sem qualquer especialização, é um dos desafios do médico hospitalista entre o público leigo e pacientes. A rotina de um médico hospitalista é cuidar pacientes, na maioria das vezes clínicos (patologias não cirúrgicas) de várias áreas como cardiológica, pulmonar, renal, gastrointestinal e assim por diante. Quando os pacientes adultos que têm essas doenças precisam ser internados, eles o serão aos cuidados do médico hospitalista que tem além da capacidade de cuidar deste amplo grupo de pacientes a predisposição para integrar as iniciativas multiprofissionais e de segurança do paciente. A ideia principal é que este médico compareça todos os dias, cuidando dos mesmos pacientes, dando continuidade no cuidado para que os tratamentos e a recuperação aconteçam da forma mais eficiente e adequada possível,

Através da inserção diária na rotina hospitalar, o médico hospitalista passa a compreender de forma privilegiada os pontos fortes e as vulnerabilidades da instituição. Passa a ser valiosa fonte de conhecimento de onde estão os entraves ao fluxo assistencial, o que resulta em tratamentos mais adequados e ágeis ao paciente.

Por isso esse tipo de atuação médica cresceu exponencialmente nos EUA, desde o final da década de 90 até hoje, onde atualmente mais de 40 mil médicos trabalham dessa forma, que se tornou uma das maiores especialidades médicas no país. Todos principais hospitais dos Estados Unidos adotaram a medicina hospitalar, incluindo as clínicasMayo e Cleveland, hospitais de ensino de Harvard (Brigham and Women’s, Mass General e Beth Israel Deaconess), e os hospitais das universidades da Califórnia (São Francisco), Chicago, Pensilvânia e Michigan. Além disso, a maior parte das seguradoras e planos de saúde dos EUA – incluindo Humana, Kaiser, Aetna, PacifiCare, Cigna e outros – apoiam programas de medicina hospitalar.


 
 
 

Comments


Notícias
Artigos e Atualidades
Cursos e Treinamentos
Congressos e Seminários
logo-sobrahm-2-branco.png

Eu gostaria de receber novidades e atualizações

Obrigado(a)!

A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar surgiu em 2007, junto com a necessidade de criar uma entidade para congregar médicos hospitalistas em torno de um grande objetivo: promover a melhora assistencial e segurança ao paciente e, ao mesmo tempo, otimizar recursos e aplicar modelos de gestão eficientes nos núcleos hospitalares.

(51) 8062.0262

sobramh@sobramh.com.br

 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA HOSPITALAR:
RUA EVARISTO VEIGA, 154, SALA 01 - PARTENON
PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90460110

CNPJ/CPF:09275226000170

Os dados informados na inscrição, tais como todas as informações de seu cadastro ou suas compras realizadas por meio de nosso sistema jamais serão divulgadas ou veiculadas em quaisquer circunstâncias. Nossa política de privacidade e segurança atende às determinações mais severas no que tange à preservação de seus dados pessoais e à proteção de sua experiência de compra. Os dados cadastrais são criptografados e armazenados em um banco de dados hospedado em servidor seguro, cujo acesso é restrito e a excelência em segurança é garantida por certificados digitais. Nossa empresa não armazena os dados de seu cartão de crédito. Para tanto, utilizamos as tecnologias mais modernas e seguras de pagamento junto às operadoras de cartão de crédito. Logo, os dados de seu cartão de crédito são criptografados e enviados diretamente para a respectiva operadora, sem inclusão em nosso banco de dados. Os dados cadastrais só serão acessados por nossa equipe quando, juntamente com o responsável pelos dados em questão, houver a necessidade de verificá-los para esclarecer dúvidas, informar cancelamentos ou quaisquer outros assuntos relacionados  ao evento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Artigo 49), em caso de desistência, que deverá ocorrer em, no máximo, 7 dias corridos após a compra, 48 horas antes do evento.  O cliente deverá solicitar seu cancelamento preenchendo o formulário para compras efetuadas pelo site ou telefone que daremos andamento a sua solicitação.através do telefone  (51) 8062.0262.

copyright © SOBRAMH - Todos direitos reservados.

bottom of page