top of page

SOBRAMH lança Selo de Certificação no Modelo Assistencial Hospitalista

A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) lançou no dia 18 de março, durante o workshop sobre Medicina Hospitalar, na Santa Casa de Belo Horizonte (MG), o selo de Certificação. A novidade foi apresentada pelo presidente da SOBRAMH, Fabrício Fonseca.


Durante a palestra, Fabrício Fonseca explicou quais critérios precisam ser preenchidos para alcançar um dos selos da Certificação, divididos em ouro, prata e bronze. “O Modelo Assistencial Hospitalista se baseia em quatro pilares fundamentais: pilar um, assistencial; pilar dois, ferramentas de gestão da qualidade e do cuidado; pilar três, atividades não assistenciais; pilar quatro, formação de líderes. Essa é uma tentativa da Sociedade de reconhecer instituições que primam pela excelência, e que almejam ter um serviço de Medicina Hospitalar com seus princípios cumpridos”, afirmou o presidente.


O reconhecimento pode ser solicitado pelos hospitais públicos e privados que já possuem o serviço de Medicina Hospitalar. Para nortear os critérios para obter a Certificação, a Comissão Nacional de Certificação em MH, formada pelo médico e vice-presidente da Sociedade, Altemar Paigel e pelas enfermeiras consultoras, Daniela Castro e Karen Duarte, desenvolveu o Manual do Modelo Assistencial Hospitalista.


Comunicação com as instituições de saúde


A SOBRAMH abriu um canal de comunicação em seu site, para que as instituições de saúde façam contato e solicitem o serviço de avaliação da Sociedade. “Após o contato com a Sociedade, será agendada uma reunião com as instituições interessadas – para que seja realizado um mapeamento dos processos de trabalho e em seguida, o agendamento da visita presencial”, explicou Karen Duarte, membro da Comissão e consultora de Enfermagem da SOBRAMH.


A enfermeira acrescentou que após as avaliações presenciais a SOBRAMH tem até 30 dias para emitir o relatório final da visita.

Para obter a certificação, é fundamental alcançar nota mínima igual ou superior a 75% dos itens atendidos, que será caracterizado em três níveis de certificação: ouro, prata e bronze.






Comments


Notícias