top of page

SOBRAMH firma parceria com hospital universitário no Espírito Santo

A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) firmou parceria com o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM) – ligado à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Serão ministrados oito módulos, com temas relacionados à Medicina Hospitalar, Comunicação Efetiva e Trabalho em Equipe, Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente, Transição de Cuidados e Desospitalização, Comanejo Clínico-Cirúrgico e Sistema de Saúde.


A aula inaugural que aconteceu na última sexta-feira (4), no auditório do HUCAM, foi ministrada pelo médico e membro do corpo diretivo da SOBRAMH, Cláudio Nunes.


No primeiro contato com os acadêmicos e profissionais da área da saúde, foram apresentados os princípios de Medicina Hospitalar, Indicadores e Avaliação de Desempenho Assistencial e Estratégias para Otimização do Fluxo Intra-hospitalar.


“A parceria da SOBRAMH com o HUCAM é uma conquista para o serviço de saúde pública e reforça os princípios das duas instituições: Que é ofertar uma assistência de qualidade e segura”, afirmou o diretor.



A superintendente do Hucam-UFES, Rita Checon, considera a parceria um investimento para a assistência e na qualificação dos profissionais.

"A medicina hospitalista reúne conhecimento sobre processos de trabalho para melhorar a eficiência e a qualidade na assistência. Trata-se de um investimento estratégico na área de capacitações do Hucam", disse a superintendente do Hucam-Ufes, professora Rita Checon.


Além dos profissionais e acadêmicos da HUCAM, participaram da aula inaugural, a superintendente do hospital, Rita Checon; gerente de Atenção à Saúde, Valéria Valim Cristo; Chefe de Setor de Cuidados Especializados, Cristiane Rodrigues Silva e a chefe de Divisão de Gestão do Cuidado, Aparecida das Graças Carvalho Gomes.


Sobre o Hucam-UFES


O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) da UFES é uma instituição da área de saúde que desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência.


Está localizado em Vitória, no Espírito Santo, em posição geográfica estratégica, o que facilita o acesso da sua clientela, sendo referência para Vitória – capital do Estado –, os municípios vizinhos de Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Vila Velha e Fundão, e para as demais regiões do Estado, recebendo, ainda, pacientes da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros.


O Hucam se coloca numa posição estratégica na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em média e alta complexidade, destacando-se pela qualidade da assistência oferecida à população, e como centro de referência para diagnóstico e tratamento de Aids, tuberculose multirresistente, transplante renal, cirurgia geral e cardíaca, maternidade de alto risco, terapia intensiva neonatal e de adulto, hemodinâmica e outros atendimentos de elevada complexidade.


Notícias
Artigos e Atualidades
Cursos e Treinamentos