top of page

Inédita no Brasil: Primeira pós-graduação em Medicina Hospitalar é lançada em fevereiro de 2024

Inédita no Brasil, a pós-graduação em Medicina Hospitalar iniciou às aulas no dia 16 de fevereiro deste ano, na modalidade on-line. O curso que tem a chancela da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), tem duração de 11 meses, será administrado pelo Grupo Inspirar Med (Escola de Especialidades Médicas).

O primeiro módulo abordou os princípios e rituais da Medicina Hospitalar e foi conduzido pelo médico e presidente da SOBRAMH, Fabrício Fonseca.


Fonseca considera o lançamento da pós-graduação em MH um grande marco para a SOBRAMH. “Considero um ganho de qualificação de profissionais de saúde, em materiais de gestão da clínica e gestão do cuidado. Nosso objetivo como Sociedade é expandir o modelo Hospitalista em todo Brasil, alcançando mais profissionais engajados com as diretrizes da MH, focados na qualidade assistencial e entrega de bons resultados para as instituições que atuam”, disse o presidente.


Na percepção do coordenador do curso e vice-presidente da SOBRAMH, Altemar Paigel, o lançamento da pós-graduação amplia a qualificação profissional e possibilita sustentabilidade para os sistemas de saúde. “Desde a fundação da Sociedade, estamos focados na missão de disseminar o conhecimento, através de cursos, eventos e congressos. Agora oficialmente temos um curso de formação chancelado pela SOBRAMH – e é uma excelente oportunidade de formar especialistas em MH, mas também, permitir a capilarização do conhecimento por todas as regiões do Brasil”, afirmou Altemar.


Um grande exemplo de expansão da MH pelo Brasil, é a representatividade dos estados brasileiros, com profissionais da equipe multidisciplinar matriculados na pós-graduação. O enfermeiro e diretor assistencial no Hospital Regional de Paragominas, no Pará, Rosialdo Lobato é um dos alunos. “A pós-graduação de Medicina Hospitalar está trazendo uma renovação, quanto aos processos relacionados ao cuidado prestado ao paciente. Estou com uma expectativa muito grande , para meu desenvolvimento profissional, e nos transcorrer do curso, com o conhecimento adquirido, disseminar o cuidado baseado e planejado pelo modelo de MH”, destacou.


As aulas são transmitidas ao vivo, uma vez ao mês: sextas-feiras, 19h às 22h e aos sábados, das 8h às 18h.

Confira a grande curricular acessando o site: https://inspirarmed.com/medicina-hospitalar/



Commentaires


Notícias