top of page

Capacitações e acompanhamento contribuem para a melhoria contínua dos hospitais do ES

A qualidade na gestão de serviços de saúde está atrelada aos processos de melhoria contínua, envolvendo as atividades assistenciais e administrativas. É com esse pensamento, que a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) tem desenvolvido planos de ações, junto às equipes de Medicina Hospitalista do Espírito Santo, com o objetivo de atingir as metas dos indicadores internos, mitigar possíveis riscos e ampliar a comunicação entre as equipes.


Como norteador, os sete hospitais públicos que a SOBRAMH oferece assistência se reúnem semanalmente e discutem seus planos de ações e atividades que devem ser desenvolvidas.

Como forma de acompanhamento, os hospitais utilizam um quadro denominado "Melhoria Contínua" - que fica visível em uma área de fácil acesso da equipe assistencial, para que juntos, os profissionais possam discutir as ações e traçar metas e tratativas das atividades.


A ação tem dado certo no Hospital Estadual Dório Silva (HDS), localizado na cidade de Serra, região metropolitana da Grande Vitória.


Segundo a supervisora da equipe de Medicina Hospitalista do HDS, Bruna Chiabai, a atividade tem sido assertiva para alinhar os processos de trabalho.

"Nós nos reunimos de duas a três vezes na semana e apresentamos as dificuldades do hospital, que geram tarefas.

Com esse quadro, podemos apadrinhar as tarefas e acompanhar os prazos para a resolução e os obstáculos que impedem para que as ações sejam realizadas", disse a enfermeira.


Em complemento às atividades dos hospitais, quinzenalmente a equipe de consultores da SOBRAMH se reúne com os supervisores de Medicina Hospitalista, e realizam uma conferência das atividades propostas, também denominada Alinhamento Sprint.


"Além de verificar a assertividade das atividades desenvolvidas nas unidades hospitalares, o Alinhamento Sprint é um norteador das práticas assistenciais, pois contribui no alinhamento entre os profissionais, aumentando a produtividade e evitando desperdício de tempo", explicou o médico consultor da SOBRAMH, Altemar Paigel.


Para Altemar, que conduz o Alinhamento Sprint com os hospitais, a metodologia de trabalho não pode ser considerada mais uma reunião, mas uma oportunidade de ampliar a resolutividade das ações, com benefícios para uma assistência segura e de qualidade.


Parceria SOBRAMH e ICEPI


O trabalho que a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar realiza em sete hospitais do Espírito Santo é por meio de assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI) , ligado ao governo capixaba.


A parceria entre a SOBRAMH e o Governo do Espírito Santo tem como objetivo fortalecer a estratégia do governo estadual em mudar o modelo de atenção hospitalar – com foco centrado no usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), com assertividade nas atividades de fluxos assistenciais e institucionais.







Comments


Notícias
Artigos e Atualidades
Cursos e Treinamentos
Congressos e Seminários
bottom of page