top of page

Capacitação interna reforça a importância da gestão assistencial e a integração das equipes

A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) nesta segunda-feira, 09 de maio, promoveu, através da plataforma on-line, uma capacitação interna, envolvendo a equipe de Medicina Hospitalista do Espírito Santo.


Com o tema “Tomada de Decisão Baseado em Evidências”, o treinamento foi mediado pelo médico consultor, Altemar Paigel e a consultora de enfermagem, Karen Duarte.


Paigel abordou os fundamentos da Gestão Assistencial, com foco na criação de banco de dados, na importância de interpretar e compreender as informações que são geradas nos Indicadores de Gestão.


“O emprego de indicadores de desempenho viabiliza a excelência na avaliação dos processos, tornando essa tarefa significativa para evolução dos resultados’’, afirmou.


A criação e a interpretação do perfil epidemiológico também foi pauta de discussão. Segundo Altemar, é fundamental o trabalho em conjunto, entre os integrantes da Medicina Hospitalista e Direção Assistencial e Técnica dos hospitais. “O conhecimento do perfil epidemiológico subsidia o planejamento e a implementação de ações de promoção, prevenção e enfrentamento aos agravos de saúde dos pacientes atendidos”, explicou.


Na percepção da consultora de enfermagem, Karen Duarte, os indicadores são essenciais para mensurar ações de melhorias, no entanto, é indispensável que os dados ofereçam informações relevantes.


“Os indicadores devem ser definidos adequadamente e estarem entrelaçados com os objetivos estratégicos constantes no planejamento organizacional de modo que as ações não se desvinculem de suas finalidades e as metas previamente estabelecidas sejam atingidas”, acrescentou a enfermeira.


A próxima capacitação interna com a equipe de Medicina Hospitalista está programada para o dia 23 de maio, às 18 horas. Na ocasião será discutida a avaliação e tratamento de lesões.



Notícias
Artigos e Atualidades
Cursos e Treinamentos