top of page

A experiência da Mayo Clinic é destaque no IV Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Depois de um período crítico, por conta da pandemia causada pela Covid-19, a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar realizou a 4ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar, nos dias 29 e 30 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.


A Construção de uma Estratégia baseada em Valor aos Pacientes e Sistema de Saúde, foi o primeiro tema de conferência, conduzida por Fernando Torelly, um dos maiores executivos na gestão hospitalar do país. Os excelentes resultados assistenciais, alcançados na Mayo Clinic, o primeiro do ranking do melhor hospital dos EUA, foram debatidos, com apresentações presenciais e por videoconferência.

Os participantes também acompanharam exposições de trabalhos submetidos, com cases assistenciais, de diversos hospitais do Brasil.

Durante o evento, aconteceu a transição da nova presidência da SOBRAMH, que a partir de agora, será conduzida pelo médico e especialista em Medicina Hospitalar, Fabrício Fonseca.

Na percepção da enfermeira do setor de Internamento do Hospital Primavera, em Aracaju (SE), Nayara Maria de Oliveira Santos, participar do congresso foi uma oportunidade de aprimorar as atividades desenvolvidas na unidade hospitalar que atua. “O evento foi excelente, muito inspirador e com conteúdos muito interessantes. Foi uma experiência incrível. Tenham certeza de que todo o conteúdo e trocas de experiências serão compartilhados e muito bem aproveitado por toda a nossa equipe da Unidade de Internamento do Hospital Primavera”, disse.

No segundo dia do 4CBMH temas relacionados aos avanços da Medicina Hospitalar pelo mundo, como a conferência “Update in Hospital Medicine”, do Dr. Neil Winawer, da Emory University (EUA), estiveram em pauta. Também foram abordados assuntos relacionados ao uso correto e eficaz da infraestrutura e dos custos, assuntos em ascensão no serviço de Saúde pública e privada.


Já o aprimoramento do conhecimento e a importância do engajamento do médico com os profissionais multidisciplinares, foram tratados, durante a conferência “Cuidados Paliativos: O Papel da Equipe Multi”, conduzida pela médica Ana Cristina Pugliese de Castro, do Hospital Sírio-Libanês. Para fechar o Congresso, o presidente da SOBRAMH, Fabrício Fonseca apresentou os resultados alcançados, como a redução do tempo de permanência, durante a aplicação do projeto de MH em sete hospitais públicos do Espírito Santo. A apresentação contou com a participação do secretário estadual de Saúde, Miguel Duarte Paulo Neto.


“Esse é um momento importantíssimo: de apresentação de resultados assistenciais, em uma fase de renovação e ampliação do projeto de Medicina Hospitalar nos hospitais públicos do Espírito Santo. O investimento em processos assistenciais, promovido pelo governo estadual, tem propiciado profissionais mais preparados, e de contrapartida, ofertado um atendimento de qualidade para os usuários capixaba”, afirmou o presidente da SOBRAMH.


A 5ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar está programada para acontecer em novembro de 2024, em Porto Alegre (RS).





Notícias
Artigos e Atualidades
Cursos e Treinamentos