top of page

Saiba mais sobre home care com o Coordenador do Comitê de Cuidados Paliativos e Terminalidade, Dr. E

Atualizado: 17 de out. de 2022


A revista “S.O.S Vida: Inovando em Saúde”, realizou entrevista com o Dr. Enilson Vieira Moraes – Coordenador do Comitê de Cuidados Paliativos e Terminalidade da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH), sobre home care.


A expressão home care significa "cuidados em casa". Trata-se, portanto, de uma internação domiciliar, é a continuidade do tratamento hospitalar que passará a ser realizado na residência do paciente.


Tendência mundial, em virtude da longevidade da população e da necessidade de convivência com doenças crônicas, a desospitalização é uma realidade para as instituições de saúde no Brasil, que precisam ter leitos disponíveis para uma demanda crescente. De acordo com o Dr. Enilson Vieira, quando o paciente retorna à sua casa, em muitos casos poderá continuar com necessidade de cuidados, como medicações, curativos e horário de dieta. “Por isso, durante a fase de internação, há a necessidade de treinamento, conscientização e envolvimento da família para que o paciente não seja desassistido em suas novas necessidades quando retornar ao seu domicílio”.


O médico destaca que o plano de desospitalização se inicia no momento da internação, porque todo paciente tem o projeto de ser desospitalizado, mas Dr. Enilson lembra que muitas coisas podem acontecer fora desse planejamento. “Uma vez hospitalizado, a desospitalização se torna uma das metas do cuidado”, assegura o profissional, lembrando que, de uma forma geral, ela se inicia com a previsão de alta pelo médico (assistente) hospitalista, que é repassada à equipe multidisciplinar e depois todos atuam juntos, focados nessa meta.


Sobre o tratamento em Home Care, o Dr. Enilson Vieira lembra que, com o envelhecimento da população e a mudança da visão assistencial do domicílio para os serviços especializados, como os hospitais, houve um aumento da pressão por internamento. “Nesse cenário, o Home Care passou a ser uma estratégia fundamental do cuidado, em alguns casos passando a ser uma extensão do próprio hospital em ambiente domiciliar”.


Fonte: Revista S.O.S Vida: Inovando em Saúde​, Ano 14 | Nº 40 | Abr.Mai.Jun. | 2019


Clique aqui e confira a revista completa!


コメント


Notícias
Artigos e Atualidades
Cursos e Treinamentos
Congressos e Seminários
logo-sobrahm-2-branco.png

Eu gostaria de receber novidades e atualizações

Obrigado(a)!

A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar surgiu em 2007, junto com a necessidade de criar uma entidade para congregar médicos hospitalistas em torno de um grande objetivo: promover a melhora assistencial e segurança ao paciente e, ao mesmo tempo, otimizar recursos e aplicar modelos de gestão eficientes nos núcleos hospitalares.

(51) 8062.0262

sobramh@sobramh.com.br

 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA HOSPITALAR:
RUA EVARISTO VEIGA, 154, SALA 01 - PARTENON
PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90460110

CNPJ/CPF:09275226000170

Os dados informados na inscrição, tais como todas as informações de seu cadastro ou suas compras realizadas por meio de nosso sistema jamais serão divulgadas ou veiculadas em quaisquer circunstâncias. Nossa política de privacidade e segurança atende às determinações mais severas no que tange à preservação de seus dados pessoais e à proteção de sua experiência de compra. Os dados cadastrais são criptografados e armazenados em um banco de dados hospedado em servidor seguro, cujo acesso é restrito e a excelência em segurança é garantida por certificados digitais. Nossa empresa não armazena os dados de seu cartão de crédito. Para tanto, utilizamos as tecnologias mais modernas e seguras de pagamento junto às operadoras de cartão de crédito. Logo, os dados de seu cartão de crédito são criptografados e enviados diretamente para a respectiva operadora, sem inclusão em nosso banco de dados. Os dados cadastrais só serão acessados por nossa equipe quando, juntamente com o responsável pelos dados em questão, houver a necessidade de verificá-los para esclarecer dúvidas, informar cancelamentos ou quaisquer outros assuntos relacionados  ao evento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Artigo 49), em caso de desistência, que deverá ocorrer em, no máximo, 7 dias corridos após a compra, 48 horas antes do evento.  O cliente deverá solicitar seu cancelamento preenchendo o formulário para compras efetuadas pelo site ou telefone que daremos andamento a sua solicitação.através do telefone  (51) 8062.0262.

copyright © SOBRAMH - Todos direitos reservados.

bottom of page