top of page

SOBRAMH entrevista Coordenador de Medicina Hospitalar do Hospital do Subúrbio (BA), Dr. Rogério Palm


Durante o Congresso Norte-americano de Medicina Hospitalar, em National Harbor (próximo a Washington DC), a Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) entrevistou o Dr. Rogério Palmeira, Coordenador de Medicina Hospitalar, Coordenador da Unidade de Emergência do Hospital do Subúrbio na Bahia e professor assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.


Na foto Dr. Rogério Palmeira, Dr. André Wajner e Dr. Marcos Laranjeira


SOBRAMH: Como iniciou a Medicina Hospitalar na Bahia? E como iniciou a Medicina Hospitalar no Hospital do Subúrbio? Dr. Rogério Palmeira: Nos meados de 2010 já existiam, pelo menos, duas experiências de medicina hospitalar, relativamente, organizados na Bahia. Uma na Santa Casa de Misericórdia no Hospital Santa Izabel, e outra no Hospital Jorge Valente do grupo Promédica. No mesmo ano, o grupo Promédica com a parceria da empresa Dow (empresa francesa), fundo a empresa Prodal que entrou para concorrência da administração do Hospital do Subúrbio, que é um hospital público estadual, cuja a gestão seria através de uma parceria público/privada. A Prodal ganhou, então como os diretores que vieram para o novo projeto eram diretores do Hospital Santa Izabel, eles tinham a expectativa e ideia em acreditar que a experiência foi bem sucedida no hospital, assim no planejamento, montaram o atendimento tanto clínico quanto cirúrgico no modelo de medicina hospitalar. Quando fomos convidados a coordenar esse projeto e implementar a medicina hospitalar no atendimento de pacientes clínicos, já conhecíamos alguma coisa do modelo, então fomos atrás, buscamos experiências, e entendimentos sobre o funcionamento. A diretoria demonstrou muito apoio e isso foi fundamental para que o modelo fosse implementado. Nos primeiros anos encontramos muitas dificuldades no recrutamento de médicos com o perfil de hospitalista. E como as primeiras experiências são pioneiras, é preciso encontrar pessoas com a mentalidade muito aberta. Então durante esse período de 2010 - 2012 tivemos grande rotatividade na equipe. O hospital investiu muito em formação de vários conceitos centrais, como qualidade e segurança, passando por um processo de acreditação no novo modelo.


SOBRAMH: Quando o modelo começou a crescer e ser mais sustentável? Dr. Rogério Palmeira: No final de 2012 passamos por um grande momento, pois os diretores do Hospital do Subúrbio analisaram a implementação para verificar se estava sendo viável.


SOBRAMH: Qual o próximo desafio do serviço de medicina hospitalar? Dr. Rogério Palmeira: Como o hospital não foi bem sucedido na implementação de um cirurgião hospitalista, mesmo após várias tentativas, acabou que recebemos como tarefa, levar o comanejo-clínico-cirúrgico para o hospital e abraçar o cuidado perioperatório. A primeira experiência que vamos ter vai ser com um paciente neurocirúrgico e, possivelmente, logo abraçaremos isso para pacientes ortopédicos e demais especialidades cirúrgicas. Então esse é o desafio para o serviço de medicina hospitalar em 2019, que estamos na fase de desenho para implementação nos próximos 2 meses.


 
Notícias
Artigos e Atualidades
Cursos e Treinamentos
Congressos e Seminários
logo-sobrahm-2-branco.png

Eu gostaria de receber novidades e atualizações

Obrigado(a)!

A Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar surgiu em 2007, junto com a necessidade de criar uma entidade para congregar médicos hospitalistas em torno de um grande objetivo: promover a melhora assistencial e segurança ao paciente e, ao mesmo tempo, otimizar recursos e aplicar modelos de gestão eficientes nos núcleos hospitalares.

(51) 8062.0262

sobramh@sobramh.com.br

 

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

ASSOCIAÇÃO SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA HOSPITALAR:
RUA EVARISTO VEIGA, 154, SALA 01 - PARTENON
PORTO ALEGRE - RS - CEP: 90460110

CNPJ/CPF:09275226000170

Os dados informados na inscrição, tais como todas as informações de seu cadastro ou suas compras realizadas por meio de nosso sistema jamais serão divulgadas ou veiculadas em quaisquer circunstâncias. Nossa política de privacidade e segurança atende às determinações mais severas no que tange à preservação de seus dados pessoais e à proteção de sua experiência de compra. Os dados cadastrais são criptografados e armazenados em um banco de dados hospedado em servidor seguro, cujo acesso é restrito e a excelência em segurança é garantida por certificados digitais. Nossa empresa não armazena os dados de seu cartão de crédito. Para tanto, utilizamos as tecnologias mais modernas e seguras de pagamento junto às operadoras de cartão de crédito. Logo, os dados de seu cartão de crédito são criptografados e enviados diretamente para a respectiva operadora, sem inclusão em nosso banco de dados. Os dados cadastrais só serão acessados por nossa equipe quando, juntamente com o responsável pelos dados em questão, houver a necessidade de verificá-los para esclarecer dúvidas, informar cancelamentos ou quaisquer outros assuntos relacionados  ao evento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Artigo 49), em caso de desistência, que deverá ocorrer em, no máximo, 7 dias corridos após a compra, 48 horas antes do evento.  O cliente deverá solicitar seu cancelamento preenchendo o formulário para compras efetuadas pelo site ou telefone que daremos andamento a sua solicitação.através do telefone  (51) 8062.0262.

copyright © SOBRAMH - Todos direitos reservados.

bottom of page