top of page

Envolvendo a Próxima Geração - Liga Acadêmica de Medicina Hospitalar

Este mês, os holofotes da SOBRAMH estão direcionados a um grupo de estudantes de medicina de diversos semestres da escola médica gaúcha. Os estudantes da Liga Acadêmica de Medicina Hospitalar são um dos primeiros alunos a se sentarem em uma comissão com a SOBRAMH como parte dos médicos em formação, com foco em garantir a transição bem sucedida de estudantes de medicina e residentes na prática da medicina hospitalar.


Desde o início da medicina hospitalar, níveis significativos de confiança são observados em hospitalistas americanos para educar e liderar a próxima geração de médicos a um melhor atendimento. Uma pesquisa com os programas de medicina interna americanos, realizada nos EUA em 2008, relatou que os alunos deram aos hospitalistas pontuações mais altas nas áreas de assistência a rounds e ensino de custo-benefício do cuidado, além de proporcionar uma melhor experiência global de aprendizagem em comparação com a assistência tradicional. No entanto, a prática de medicina hospitalar ainda não está difundida em todas as escolas médicas.


Nesse contexto, a comunidade hospitalista apresenta grande potencial na construção de um caminho para moldar os líderes de amanhã na área da saúde, porém, sem representação dentro da comunidade acadêmica, a exposição dos alunos à medicina hospitalar acaba dependente dos recursos e disponibilidade de departamentos extracurriculares.


Por isso, a LIAMH formou-se como um grupo de interesse em medicina hospitalar, sendo uma organização composta por estudantes interessados em explorar a medicina hospitalar com objetivos multidimensionais: apresentar aos alunos o conceito do Hospitalista e cultivar o interesse em uma carreira na medicina hospitalar, oferecer oportunidades para integração com professores, desenvolver uma comunidade de futuros Hospitalistas e facilitar a participação dos alunos na rotina e nas atividades do médico hospitalista no que tange a segurança do paciente e a melhoria do cuidado.



Notícias